Sobre a Coordenadoria dos Colégios da Polícia Militar do Ceará

 

Criada em 18 de fevereiro de 2019 pelo Decreto N.º 32.974, publicado na edição nº 35 do Diário Oficial do Estado. A CCPM desenvolve a padronização de serviços oferecidos nos CPMs, atua com fiscalização, promovendo ações de manutenção e planejamento pela continuidade do desenvolvimento educacional por excelência, além disso, orienta os comandos dos colégios na boa condução das unidades de ensino, instituições já consolidadas no estado pelo seus resultados pedagógicos. Também promove, em aspecto superior, a boa distribuição dos recursos repassados pela Secretaria da Educação Básica do Estado – SEDUC, e condiciona-se pela democratização e acesso dos colégios ao Fundo de Defesa Social, provido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

 

Em 09 de setembro de 1960 por meio da Lei Estadual nº 4.945 publicada em Diário Oficial a época, foi autorizado ao Governo do Ceará a criação do Ginásio Estadual da Polícia Militar. Ficou estabelecido naquela estrutura o ensino do primeiro ciclo secundário preferencialmente aos dependentes dos militares, e a estes quando autorizados, podendo desde que comportem as diversas séries, receber alunos de outras procedências. Este foi o marco inicial, mas que após um breve período deu origem aos Colégios a serem administrados pela Corporação.

 

Sob sua gerência existem quatro unidades de ensino: O 1º Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó (denominado anteriormente como Colégio da Polícia Militar do Ceará), localizado em Fortaleza, foi fundado em 1997 e, nos seus 25 de existência, tem se consagrado nas melhores posições no Exame Nacional do Ensino Médio, dentre as escolas públicas estaduais, ostentando o 1º lugar por quatro anos seguidos (2015-2019) no ENEM. Os grandes resultados, no entanto, não se restringem ao Ensino Médio, o Ensino Fundamental é ativo na participação em olimpíadas científicas, concursos militares e em diversas competições culturais e pedagógicas, rendendo centenas de medalhas e primeiros lugares ao 1º CPM General Edgard Facó.

 

O colégio também tem um dos melhores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Estado do Ceará; O 2º Colégio da Polícia Militar Coronel Hervano Macedo Júnior, criado em 2016 na cidade de Juazeiro do Norte, atende à comunidade escolar da região do cariri e, desde sua criação, vem apresentando promissores resultados. No seu primeiro ano de funcionamento, a escola ocupava a 88ª posição, dentre as escolas públicas estaduais, no Exame Nacional do Ensino Médio. Surpreendentemente, em 2019, já estava entre as 10 melhores do Estado, ocupando a 9ª posição, com destaque também para os resultados no IDEB;

 

O 3º Colégio da Polícia Militar Tenente Mário Lima e o 4º Colégio da Polícia Militar Ministro Jarbas Passarinho foram criados em 2020, localizando-se em Maracanaú e Sobral, respectivamente. Como irmãos mais novos da “Família CPM”, estão em fase de adaptação ao estilo de ensino praticado nas instituições militares. Sendo, para a Coordenadoria, um grande desafio no alinhamento pedagógico e disciplinar dessas novas unidades, para que possam alcançar os níveis de excelência dos colégios mais antigos.

 

As duas já caminham em consonância com esse modelo de ensino e seguem na mesma direção de sucesso das outras. O esforço incansável em transmitir o conhecimento científico e a formação cidadã sob os pilares da ordem, do respeito, da disciplina e da tradição se traduz nos resultados já consolidados, reconhecidos e valorizados no seio da sociedade alencarina. Ano após ano a procura pelos Colégios da Polícia Militar aumenta exponencialmente, essa é uma prova irrefutável de que o modelo funciona e produz bons frutos. A Coordenadoria dos Colégios da Polícia Militar do Ceará surge, neste contexto, com a nobre e difícil missão de guiar nos trilhos do sucesso os colégios militares da gloriosa Polícia Militar do Ceará.

 

Competências da CCPM

 

A Coordenadoria dos Colégios da Polícia Militar do Ceará exerce:

– A Coordenação dos Colégios em seu nível de competência;

– Fazer cumprir os preceitos estabelecidos pelo Regimento Interno dos Colégios Militares;

– Coordenar, planejar e controlar os Colégios no âmbito da Polícia Militar do Ceará visando realizar o acompanhamento da condução do Ensino, da Avaliação Educacional e da Administração Escolar, coerentes com as diretrizes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN e o Regimento Interno;

– Exercer ação de Comando sobre todos os Estabelecimentos de Ensino da PMCE subordinados;

– Aprovar as Normas Internas Complementares e o Regimento Interno dos Colégios Militares da PMCE;

– Analisar as propostas de protocolos de intenções, convênios e contratos a serem celebrados pelos Colégios subordinados;

– Elaborar, em consonância com os Comandos dos Colégios subordinados, os Editais do Concurso de Admissão;

– Aprovar e submeter à aprovação do Comando Geral da Corporação as propostas dos Colégios quanto aos números de vagas previstos, ao valor da taxa de inscrição, dentre outras sugestões;

– Assinar os Editais de Convocação e do Resultado Final dos Concursos de Admissão aos Colégios;

– Interagir com Colégios do mesmo nível, nacionais ou estrangeiros, buscando intercâmbios;

– Planejar, orçar e programar projetos e ações de interesse dos Colégios;

– Estudar propostas, emitir parecer ou propor alterações na documentação da Educação Básica do Sistema de Ensino dos Colégios da PMCE;

– Propor convênios, contratos e intercâmbios com instituições nacionais congêneres, públicas e privadas, visando estimular a participação dos Colégios Militares;

– Coordenar a administração interna como Organização Militar (OM);

– Supervisionar a atualização do quadro e a descrição do corpo docente, com número e percentual de especialistas, mestres e doutores; vinculação do docente por disciplina ou curso; percentual em tempo integral; experiência profissional, regime de trabalho e plano de carreira;

– Supervisionar o processo seletivo dos docentes civis e militares, podendo ainda o Coordenador convocar o Comandante do Colégio e o Professor Coordenador da área para avaliar desde a postura ao alinhamento com a filosofia da escola com o cargo pretendido;

– Estabelecer que todos os docentes mantenham seus currículos vitae atualizados na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq;

– Coordenar a política das atividades de Inclusão Social, Comunicação Social, Eventos e Informação dos Colégios Militares.

 

COORDENADOR DOS COLÉGIOS DA PMCE

Coronel PM Porto

Nascido em 27 de fevereiro de 1971. Filho de Amaury da Silva Porto e Joemi de Almeida Porto. Casado e pai de três filhos. Ingressou na Polícia Militar em 03 de fevereiro de 1992. Foi promovido ao posto de Coronel PM em abril de 2021.

É Bacharel em Segurança Pública – Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó. Possui Graduação em Licenciatura Plena em Disciplinas Específicas – Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil. Especialização em Ciências Jurídicas – Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.

COMANDANTE DO 1º CPM-GEF

Tenente Coronel PM Sales

Nascido em 19 de agosto de 1967. Filho de Francisco Chagas Dos Santos e Maria Creusa Sales Dos Santos. Casado e pai de dois filhos. Ingressou na Polícia Militar em 15 outubro de 1990. Foi promovido ao posto de Tenente-Coronel PM em dezembro de 2019.

É Bacharel em Segurança Pública – (APM-CE) e em Direito – Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Pós-graduação em em Direito Processual Penal – Universidade de fortaleza (UNIFOR). Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – (APM-CE). Curso de Especialização em Polícia Judiciária Militar (PMESP). Curso de Gestão de Profissionais de Segurança Pública – Faculdade CDL. Curso de Especialização em Gestão Contemporânea pela Qualidade (PMESP). Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública – CEAESP – Academia Estadual de Segurança Pública-Ceará

COMANDANTE DO 2º CPM-CHMJ

Ten Cel PM Albanita

Nascida aos 17 de fevereiro de 1968, filha de Adelite Correia Lima e Antonio Ferreira Lima, casada, mãe de uma filha, ingressou na Polícia Militar do Ceará em 26 de junho de 1994. Foi promovida ao posto de Tenente-Coronel PM em 24 de dezembro de 2015.

É Bacharela em Segurança Pública – Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó. Possui Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. Especialização em Administração Escolar pela Universidade Vale do Acaraú, UVA, Brasil e Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública, AESP|CE, Brasil.

COMANDANTE DO 3º CPM-TML

Ten Cel PM Eudes

Nascido em 23 de junho de 1969. Filho de José Alberto Santos e Euza Lima Raulino Santos. Ingressou na Polícia Militar em 05 de fevereiro de 1990. Foi promovido ao posto de Tenente Coronel em dezembro de 2019.

É Bacharel de Segurança Pública – Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó. Possui Especialização em Administração Escolar pela Universidade Vale do Acaraú – UVA, Brasil.

COMANDANTE DO 4º CPM-MJP

Ten Cel PM Giancarlo

Nascido aos 21 de abril de 1976, filho de Cecília Maria Barroso Rodrigues Gomes e Rufino Rodrigues Gomes. Ingressou na Polícia Militar em 13 de fevereiro de 1995. Foi promovido ao posto de Tenente Coronel em janeiro de 2021.

É Bacharel em Segurança Pública – Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó e possui  Especialização  – Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais pela Academia Estadual da Segurança Pública – AESP.

 

 

Buscando ...
Setor Ramal Responsável E-mail Outros
Ramais
1º CPM – Comando
Ten Cel PM Adailton Sales dos Santos
Não informado
1º CPM – Corpo de Alunos
Capitão PM Francisco Aberlado Pires Ferreira
1º CPM – Direção Pedagógica
Ten Cel PM Ewerton Marvignier Guimarães
1º CPM – Secretaria Escolar
Capitão PM Sergio Pereira Ribeiro
2º CPM – Comando
Ten Cel PM Albanita Ferreira Lima
2º CPM – Corpo de Alunos
Ten Cel PM Renato André de Lima Rodrigues
2º CPM – Direção Pedagógica
Ten Cel PM Maria Alenir Bezerra França
2º CPM – Secretaria Escolar
FLÁVIA TATIANE Lopes da Silva
3º CPM – Comando
Ten Cel PM EUDES Raulino Santos
3º CPM – Corpo de Alunos
1º Ten PM Elizeu Monteiro dos SANTOS
3º CPM – Direção Pedagógica
Ten Cel PM Daniel César Freire Monteiro
3º CPM – Secretaria Escolar
Sgt PM Rogério de Paula Abreu
4º CPM – Comando
Ten Cel PM Giancarlo Barroso Gomes
4º CPM – Corpo de Alunos
Capitão PM Evandro Siebra Moura
4º CPM – Direção Pedagógica
1º Ten PM Adriano Paulo de Oliveira Alves
Não informado
4º CPM – Secretaria Escolar
1º Ten PM Adriano Paulo de Oliveira Alves
Não informado
Assessoria de Comunicação Social
Capitão PM Orleans Forte Madeira
Dir. de Planej., Gestão e Expediente
Ten Cel PM Eugênio Correia de Oliveira
Diretoria Administrativo-Financeira
Maj PM Francisco Romero Praciano Mendes
Diretoria de Ensino
Cap PM Diana Maria de Araújo Rocha

 

 


 

1º CPM GENERAL EDGAR FACÓ

Av. Mister Hull, 3835, Antônio Bezerra, Fortaleza – CE – CEP: 60.356-415

Telefone (85) 3101.4735 – Horário de Atendimento: 08 às 17 horas

2º CPM CORONEL HERVANO MACÊDO JÚNIOR

Av. Presidente Castelo Branco, 401 – Santa Teresa,

Juazeiro do Norte-CE, CEP: 63.030-200

Telefone (88) 3102.1136 – Horário de Atendimento: 08 às 17 horas

3º CPM TENENTE MÁRIO LIMA

Rua Francisco Firmino, 293, Centro, Maracanaú-CE CEP: 61.900-2120

Telefone (85) 3101.2887 – Horário de Atendimento: 08 às 17 horas

4º CPM MINISTRO JARBAS PASSARINHO

Avenida Jhon Sanford, 1765, Junco, Sobral-CE CEP: 62.030-632

Telefone (88) 3677.4287 – Horário de Atendimento: 08 às 17 horas