Dia Mundial do Doador de Sangue: CPMs são solidários a causa.
13 de junho de 2021 - 13:28
A Coordenadoria dos Colégios da Polícia Militar tem motivos para celebrar o dia mundial da doação de sangue, comemorado neste dia 14 de junho. Nos últimos dias, um ato de solidariedade mobilizou alunos, pais e doadores voluntários que uniram forças na intenção de contribuir com a doação de sangue, com envolvimento das comunidades escolares dos colégios de Fortaleza (1ºCPM-GEF) e de Maracanaú (3ºCPM-TML).
Mais de 30 doadores participaram deste ato no último dia 09 de junho, abastecendo o banco de um hemocentro em Fortaleza. Essa mobilização é digna de reconhecimento, responsabilidade social e sensibilidade pela recuperação de pessoas com alguma deficiência ou carência sanguínea.
Além desse ato de doação, os alunos das 4 unidades de ensino já são atuantes nas causas e eventos com entidades desta área, como na participação no 12º Concurso de Frases e Desenhos promovido pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce, da rede pública do Governo do Ceará, onde desenhos foram escolhidos para compor o seu calendário institucional 2021. O concurso foi dividido em quatro categorias, conforme o grau de escolaridade do estudante. Os alunos participantes do ensino fundamental I e II produziram desenhos com ilustrações e vídeos no tocante a doação de sangue. Já os alunos do ensino médio criaram frases de incentivo ao gesto de solidariedade.
Sobre o uso de sangue:
A doação é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado e armazenado em um banco de sangue ou hemocentro, para uso quando necessário em transfusões de sangue. É um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do corpo, defender o organismo contra infecções e participar na coagulação.
A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. É pouco para quem doa e muito para quem precisa!
*Com informações do Ministério da Saúde do Brasil