2º Fórum dos Alunos-Comandantes de Batalhão Escolar dos Colégios da PMCE

30 de junho de 2022 - 19:38

II Fórum dos Alunos-Comandantes do Batalhão Escolar dos Colégios Militares Estaduais

Nos dias 29 e 30 de junho, aconteceu em Fortaleza o 2º Fórum dos Alunos-Comandantes do Batalhão Escolar dos Colégios Militares Estaduais do Ceará. O evento vai para sua segunda edição em 2022 e tem como novidade a adesão do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz, representado pela Aluna Coronel Maria Clara. Dos Colégios da Polícia Militar participaram o Aluno-Coronel Rinaldo (1ºCPM-GEF – Fortaleza), a Aluna-Coronel Iane Bezerra (2º CPM-CHMJ – Juazeiro do Noite), a Aluna-Coronel Daiane Sampaio (3ºCPM-TML – Maracanaú) e a Aluna-Coronel Alanis (4º COM-MJP – Sobral)

O evento iniciou na manhã de quarta-feira, 28, com um café da manhã, seguido da apresentação dos Alunos-Comandantes ao Batalhão Escolar do 1º CPM-GEF. Em seguida os estudantes se reuniram no Salão Nobre da Coordenadoria dos Colégios da PMCE, onde fizeram a apresentação das suas respectivas unidades de ensino, compartilhando suas experiências à frente do Batalhão Escolar. Logo após as apresentações dos alunos-comandantes, o Cel PM Porto, Coordenador dos Colégios da PMCE, apresentou a CCPM e falou dos projetos desenvolvidos na condução dos CPM’s. Em seguida a Professora Najila, coordenadora da Sessão Pedagógica da CCPM, palestrou sobre motivação e conquistas de resultados. As atividades da parte da manhã terminaram com almoço oferecido pelo Coordenador dos CPM’s.

Encerrado esse primeiro momento do Fórum, iniciou-se uma sequência de visitas a pontos históricos de Fortaleza. O primeiro foi a 10ª Região Militar, onde os discentes foram recebidos pelo General de Divisas Allão, que falou sobre a importância da edificação como marco inicial da cidade e as contribuições dos militares que dali saíram para a construção da história do Brasil e do mundo, citando a Guerra do Paraguai (1864-1870) e 2ª Guerra Mundial (1939-1945), ambas com participação heróica de cearenses da 10ª Região Militar. Os alunos-coronéis foram conduzidos a um tour cultural pelos monumentos da edificação, visitando os memoriais dos militares cearenses General Tibúrcio e General Sampaio. Na ocasião, os alunos fizeram fotos na Catedral da Sé, um dos cartões postais da capital da Terra da Luz.

A segunda visita foi feita ao Teatro José de Alencar, ali os discentes passearam pelas galerias do centenário teatro, contemplaram a pompa de sua arquitetura e assistiram com fascinação as apresentações de balé que estavam em andamento.

No dia 30, quinta-feira, pela manhã, os Alunos-Coronéis visitaram o Palácio da Abolição, guiados pelo Cel. PM Porto, que já trabalhou na sede do governo cearense, e trouxe muitas curiosidades sobre a arquitetura do prédio e sua fundação. Também foi visitado o Mausoléu do Presidente Castelo Branco, outro militar cearense que se destacou na 2ª Guerra Mundial e foi Presidente da República (1964-1967).

Após visita ao Palácio da Abolição, os alunos foram guiados para a Capitania dos Portos do Ceará, onde foram recepcionados pelo Capitão de Mar e Guerra Valença na sala do Centro de Controle de Atividade Marítima. O comandante mostrou aos discentes como funciona o sistema de monitoramento marítimo, cartas náuticas e as embarcações estrangeiras na faixa litorânea do Estado do Ceará.

Encerrando a manhã do segundo dia do fórum, os estudantes almoçaram no 1ºCPM-GEF, recepcionados pelo comandante da unidade, Ten-Cel Cel Sales e pela Aluna Lílian Leitão, Presidente do Grêmio Estudantil do 1º CPM.

Finalizando as atividades, os Alunos-Comandantes discutiram no período da tarde sobre temas centrais dos Colégios Militares, como o retorno das aulas após o período pandêmico, a estrutura dos colégios, a visão sobre ensino em tempo integral e sugestões sobre o funcionamento das unidades de ensino.

Os discentes ainda produziram a “Carta do Jubileu de Prata”, homenageando o 1ºCPM-GEF pelos seus 25 anos. No documento os alunos deixam uma mensagem de engrandecimento aos CPM’s, fazendo sugestões de melhoria e destacando as virtudes do que é ser um aluno CPM.

Confira todas as fotos

https://drive.google.com/drive/folders/1J2W66MJLfsECUtqLklHYMT-DI5SJeavH?usp=sharing