Setembro: Alunos do Ens. Fundamental I do 1º CPM participam de desfile da Independência

10 de outubro de 2022 - 08:43

Após dois anos sem o tradicional desfile da independência das crianças, em razão da Pandemia da Covid-19, o ato finalmente aconteceu na tarde de segunda-feira, dia 05 de setembro. A marcha das crianças, formada por estudantes do Ensino Fundamental I do 1º CPM de Fortaleza, foi alusiva ao Dia da Independência do Brasil, celebrado dia 07. O evento foi realizado no pátio externo do Quartel do Comando Geral(QCG) da PMCE, localizado no novo Centro Integrado de Segurança Pública – CISP. Prestigiado pelo Coronel Comandante Geral, Márcio Oliveira, o ato reforça os valores cívico-militares em respeito a Pátria Nacional e digno de orgulho aos pais e responsáveis.

Após alguns dias em treinamentos no colégio, a dedicação e o empenho dos estudantes seguiu firme até o dia da apresentação. O aparato logístico foi cuidadosamente estabelecido pelo importante trabalho realizado por monitores, servidores civis e professores, além do acolhimento com lanche no local e controle de recepção e dispersão dos discentes. Nas dependências do QCG, os alunos foram prestigiados pelo Secretário da Segurança Pública, Sandro Caron e pelo Alto Comando da Corporação, com a presença do Coronel Comandante Geral, Márcio Oliveira, do SubComandante Geral, Coronel De Paula, do Chefe do Estado Maior, Coronel Klênio, do Coordenador dos CPMs, Coronel Porto, do Comandante do 1º CPM, Tenente Coronel Sales e diversos Oficiais e Praças da PMCE.

A Solenidade celebrou o Bicentenário da Independência, ocasião em que foi lida uma mensagem pela Ordem do dia com publicação em Boletim Interno, com participação do aluno Mateus Bastos do 3º ano. A leitura destacou a importância da data e ressaltou as palavras de Dom Pedro I em ato histórico proclamando a Independência do Brasil em 07 de setembro de 1822 as margens do Rio Ipiranga “Tirem suas braçadeiras, soldados. Viva à independência, à liberdade e à separação do Brasil. Pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, juro promover a liberdade do Brasil. Independência ou morte!”.

O desfile dos alunos foi o desfecho do ato, que emocionou os pais e abrilhantou a festividade diante da marcha pelo dia que celebrou o momento histórico em que os laços coloniais com Portugal foram cortados, iniciando-se um novo período histórico, cultural e sociológico do Brasil, com estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental que representaram, por meio de pelotões, os principais batalhões da Polícia Militar do Ceará como o Regimento de Cavalaria, BPRaio, Batalhão de Choque, Canil, motocicletas, ciclo patrulhamento e viaturas todos trajando com garbo os uniformes e produções adaptadas em respeito ao fato histórico.