Nota de Esclarecimento

7 de junho de 2023 - 16:19

A Coordenadoria dos Colégios da Polícia Militar do Ceará esclarece que o 1º Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó convocou o Conselho Escolar em sessão extraordinária na tarde de ontem, 06 de junho de 2023. O órgão colegiado, na competência fiscalizadora, apresentou a indignação e preocupação dos pais e alunos, ladeados por gestores civis e militares, diante do episódio compartilhado em redes sociais com a exposição de discursos dissonantes e fora de nossas locações educacionais.

É fundamental ressaltar que a missão de nossas instituições de ensino está pautada na formação integral de nossos alunos, no desenvolvimento de valores éticos, morais e cidadãos, bem como na promoção de um ambiente educativo, seguro e respeitoso. No entanto, constatamos que a referida atividade de campo expôs nossos alunos a conteúdos inapropriados e divergentes desses princípios.

Essa ação contraria os preceitos educacionais estabelecidos em nossas escolas e a confiança depositada pelos pais e responsáveis e isto nos preocupa profundamente. Entendemos que o educador desempenha um papel crucial na formação de nossos alunos e deve agir em conformidade com os valores e objetivos estabelecidos pela instituição.

Diante disso, informamos que foram tomadas medidas administrativas imediatas, a fim de evitar que situações semelhantes se repitam no futuro, procurando  preservar sempre a integridade e o bem-estar dos estudantes.

Além disso, informamos que a Coordenadoria dos Colégios da Polícia Militar do Ceará está ciente dessa situação e acompanhará os desdobramentos do caso. É imprescindível que ações sejam tomadas em consonância com as diretrizes e regulamentos da referida instituição.

Ressaltamos que estamos abertos ao diálogo e à colaboração, buscando sempre o melhor para nossos alunos e o fortalecimento de nossas Unidades de Ensino, anelando que possamos superar essa situação de forma construtiva, responsável e, principalmente, refletindo em novos aprendizados.