VI Fórum dos Comandantes dos CPMs é realizado com participação de alunos

13 de março de 2024 - 15:56

Durante três dias (11, 12 e 13 de março) foi realizado o VI Fórum dos Comandantes dos Colégios da Polícia Militar do Ceará, sediado no 1º Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó (1º CPM-GEF), em Fortaleza. A abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Coordenador dos Colégios da PMCE, CEL PM George Benicio, e dos Comandantes das quatro Unidades de Ensino.

A solenidade de recepção aos participantes contou com a presença de alunos Comandantes do Batalhão escolar, presidentes dos grêmios estudantes e de representantes do pelotão de comunicação, além de representantes do corpo de alunos das escolas.

Paralelo a este evento os alunos envolvidos participaram do 2º Intercâmbio Cultural de Alunos Comandantes e Presidentes de Grêmio Estudantil dos CPMs, que mobilizou os estudantes em pautas sobre melhorias para dia a dia na escola, estratégias de comunicação interna, discussão sobre gerência e protagonismo estudantil, além de promover visitas culturais pela cidade, em pontos como a Catedral Metropolitana de Fortaleza, Praça do Passeio Público, Avenida Beira Mar e Museu da Indústria,  com vivências e trocas de conhecimento. Os estudantes apresentaram algumas propostas que foram discutidas com os Comandantes como aquisição de equipamentos, manutenção de utensílios básicos usados no dia a dia das escolas, programa de treinamentos aos pelotões, aprimoramentos no campo da comunicação e demais apoios da administração escolar.

As atividades do Fórum, que incluíram apresentações individuais dos Comandantes dos CPMs, foram discutidas diversas questões para o aprimoramento da gestão nos CPMs, como a reformulação da grade curricular para o ensino integral e a implementação de cursos preparatórios e olímpicos.

Durante as deliberações, foram estabelecidos importantes decisões, incluindo a realização do 4º Encontro Pedagógico no 3º CPM, agendado para os dias 07 a 11 de outubro de 2024, com o tema “CPMs inovando para um futuro de excelência”. Além disso, foi decidido que a próxima Copa dos CPMs acontecerá no 2º CPM, com o título de “2º Jogos da Integração dos CPMs”.

Outras pautas relevantes foram abordadas, como a retomada do laboratório de redação no 1º CPM e a possibilidade de inserção do ensino integral no Ensino Médio ou Fundamental. O evento também contemplou discussões sobre a seleção de novos alunos para 2025 e a avaliação do desempenho dos profissionais, que será realizada nos bimestres seguintes, visando melhorias contínuas nos CPMs.

Após três dias de discussões e atividades, o VI Fórum dos Comandantes dos Colégios da Polícia Militar do Ceará encerrou-se com sucesso, deixando um legado de cooperação e planejamento.