Cinemando: Festival exibe minidocumentários e premia as melhores produções

24 de novembro de 2022 - 15:19

Na manhã de hoje, 24, foi realizado no auditório do 1º Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó, em Fortaleza, a exibição e a premiação dos minidocumentários, criados por alunos, na Mostra de Curtas do Projeto Cinemando. Participaram do evento o Coordenador dos CPMs, Coronel Porto, o Comandante da Unidade, Tenente Coronel Eudes e a Diretoria de Planejamento e Gestão Escolar da CCPM, Tenente Coronel Keydna.

As Sete produções criadas pelos alunos, participantes do projeto cinemando, foram exibidas e analisadas por jurados que avaliaram critérios de roteiro, montagem e edição. Dentre as vídeos exibidos duas produções foram premiadas com uma Câmera Instantânea Fujifilm – Instax Mini 11 para cada membro da equipe vencedora.

Confira as equipes vencedoras:

Equipe: Guilherme Ribeiro 1ºA, Fernanda Karen 1º A e Raquel Silva 1º A (Tema: Qualidade de Vida na Escola)
Equipe: Eduarda Brito 9ºF e Natália Veras 9ºF (Tema: Espiritualidade na Escola)

Também foram exibidos outros curtas: A Banda, Rotinando, Pelopes, A importância dos grupos formados e A hora do recreio.
Ainda na ocasião, o aluno do 5° ano, José Carlos Nascimento Filho foi premiado com um aparelho celular por ser finalista da Etapa Estadual do VI Festival Alunos que Inspiram, da SEDUC. O discente apresentou sua produção em stopmotion intitulada “A Festa” na categoria cinematográfica curta-metragem.

O Projeto Cinemando foi executado de forma pioneira no 1º CPM e idealizado baseando-se em premissas do Ministério da Educação e Cultura – MEC, que possibilitou transformações na Grade Curricular do Ensino Médio, incluindo disciplinas de incentivo à criatividade visando adimplir as propostas elencadas no Catálogo de disciplinas eletivas do Novo Ensino Médio, da Secretaria do Estado do Ceará – Código LGG024 – Cinema e Audiovisual, que incluiu a 7ª Arte, como parte do itinerário formativo dos discentes.

Confira todos os vídeos nos links a baixo: